As mulheres da Independência do Brasil e suas joias

Aproveitando a comemoração do dia da Independência do Brasil (data com especial significado se pensarmos o quanto os brasileiros já lutaram por seus direitos civis, sociais e políticos e hoje ainda temos muito trabalho pela frente), mostramos nesse post algumas das principais joias da coroa portuguesa que pertenceram às três principais mulheres da vida de D. Pedro: suas esposas, Imperatriz Leopoldina e D. Amélia, e sua amante mais famosa, a Marquesa de Santos. Sabe-se que naquela época os casamentos de monarcas eram grandes acordos políticos e econômicos, e pouco tinham relação com questões amorosas. Por isso, D. Pedro não costumava presentear suas esposas com grande frequência, mas enchia suas amantes dos mais belos adornos. Uma das peças mais significativas usadas pela Imperatriz Leopoldina era um colar feito de ouro filigranado, esmalte branco, esmeraldas e rubis, que está exposto no Museu Imperial, no Rio de Janeiro.


Imperatriz Leopoldina e seu colar filigranado.

Já a Marquesa de Santos, por sua vez, recebeu de presente do Imperador um enorme colar com 14 ametistas, ouro e, para nunca esquecer seu amado, um camafeu de concha com o rosto de D. Pedro gravado.

Marquesa de Santos e seu colar com o busto de D. Pedro


A peça mais famosa dessa época, contudo, pertenceu à D. Amélia, segunda esposa de D. Pedro. Trata-se da Tiara de Bragança (ou Tiara Brasileira) - uma jóia francesa do século 18, modificada no século 19 a pedido de D. João VI, que presenteou D. Amélia em 1820.



Essa tiara pesa mais de 1 Kg (isso que é maxi tiara!) e é formada por centenas de diamantes. Passada de geração em geração, hoje essa peça pertence à Rainha Silvia, da Suécia.


D. Amélia e a Rainha Silvia, com a Tiara Brasileira

Fontes:

https://www.google.com.br/amp/s/maisquejoias.wordpress.com/2013/09/09/leopoldina-amelia-e-domitila/amp/

http://www.vecchiojoalheiros.com.br/blog/proclamacao-da-republica-e-as-joias-da-familia-real/

http://www.museuimperial.gov.br/servicos-online/tour/visita-interativa

#joias #históriadasjoias #joiasbrasileiras

Posts Recentes