Aprendendo a dizer “não”

June 12, 2018

Quantas vezes, durante nossa vida pessoal ou profissional, a gente tem medo de dizer “não” para um pedido inoportuno de alguém que não sabe ou não se importa com o quanto nossa agenda está lotada de coisas, ou o quanto certa situação é incômoda?

 

Pode ser alguém da sua família, que acha que você tem todo o tempo do mundo, ou ainda para o seu chefe ou colega de trabalho, que te atribui tarefas enquanto está navegando despreocupadamente no Facebook.

 

Dizer “não” para um pedido de alguém pode ser uma tarefa extremamente difícil - seja porque não queremos decepcionar a pessoa, por medo de expressar nossa opinião, ou ainda, por querer evitar um conflito.

Mas pior do que não saber dizer “não” é ficar sofrendo por isso, né? A gente pode até tentar dar conta de todas as solicitações que nos são feitas, mas ficamos com aquela sensação de impotência, de desrespeito, como se a outra pessoa fosse uma egoísta que não se importa com as nossas necessidades (e a pobre às vezes nem sabe de nada, afinal, a gente não disse claramente que o pedido dela causaria qualquer problema).

 

Bem por isso, dizer “não” de maneira simples é um aprendizado essencial e difícil de ser conquistado. E claro que muito desse nosso bloqueio é cultural: mulheres historicamente foram ensinadas a servir, a estar sempre disponíveis, e ainda, a exercer papeis de “super mães”, de “mulheres maravilhas” que conseguem fazer tudo junto, ao mesmo tempo e agora.

 

Aqui vão algumas dicas para nos ajudar a pensar sempre que recebemos um pedido chato:

Não fique se justificando – mantenha suas justificativas simples e sucintas. Evite que a pessoa fique argumentando infinitamente com você.

 

Seja honesta – se você não quer fazer algo, diga “não” e não minta sobre os motivos da sua escolha. É melhor dizer “não” agora do que decepcionar a pessoa mais tarde, quando você não conseguir cumprir com suas promessas da maneira esperada.

 

Não se desculpe – dizer “não” para algo com uma justificativa simples e racional é um direito. Não se sinta culpada.

 

Mantenha suas decisões – é muito comum que a pessoa que recebeu seu "não" tente argumentar, responder, persuadir, fazer charme, fazer chantagem etc. Fique firme e dê suas justificativas de maneira honesta, sem se irritar ou levantar a voz. E aliás, não aceite de maneira alguma chantagem ou violência! Se proteja desse tipo de abuso!

 

Seja assertiva com a sua resposta – com uma comunicação clara, direta e totalmente não ofensiva, diga não às pessoas ou às situações que te incomodam ou que simplesmente não são possíveis de serem atendidas em um determinado momento.

 

Reflita sobre sua dificuldade – será que é mais difícil dizer “não” para uma pessoa específica do que para outras? Vale a pena refletir bastante se esse for o caso. Só nós somos as responsáveis pela nossa felicidade, sucesso e agenda. E culpar outras pessoas por nossas frustrações é algo extremamente irresponsável e que não leva a nada.

 

Respeite a si mesma – fique atenta as suas necessidades. Tente identificar com racionalidade porque determinado pedido é tão inoportuno: será que é a pessoa que fez o pedido? Ou será que é apenas uma parte da tarefa solicitada que é inadequada? A pessoa que te pede coisas conhece sua agenda, suas necessidades e os seus sentimentos?

Desenvolver a capacidade de dizer “não” aos outros é um processo de amadurecimento e de auto responsabilização. É importante que sinalizemos aos outros nossos limites, demonstremos nossas prioridades, e mostremos que nós gerenciamos nossas vidas porque somos nós que sofremos as consequências das nossas decisões.  

 

Nada disso é fácil e ter essa consciência exige muito trabalho e auto conhecimento... Mas é preciso começar de algum lugar, né?

 

E vocês, sabem dizer “não” quando precisam?

 

 

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