Como fazer um detox na vida social, virtual, psicológica, profissional...

August 16, 2018

Todo mundo conhece uma receitinha de suco detox, ótima para quando a gente se sente inchada, sem energia, precisando “limpar” nosso organismo depois de dias comendo friturinhas, doces, churrasco, enfim...

 

Desintoxicar o organismo e cuidar da nossa alimentação é uma ótima estratégia para gente cuidar da saúde física, mas como fica quando outros aspectos da nossa vida estão envenenando nossos pensamentos, nossa paz de espírito, nosso humor?

 

Vira e mexe estamos em ambientes tóxicos, encontrando pessoas tóxicas, lendo notícias tóxicas. E assim como para nossa saúde física, precisamos de vez em quando fazer uso de algumas atitudes detox e certeiras para voltar ao nosso equilíbrio.

 

Pensando nisso, as perguntas a seguir foram organizadas para gente analisar alguns aspectos da nossa vida e fazer um “autoexame”. Vamos lá!

 

 

 

Pensamentos

Ao se deparar com uma situação nova, quais são seus primeiros pensamentos? Você às vezes se pega presa em um looping de pensamentos negativos, achando que nada vai dar certo?

 

Se esse for seu caso, o detox que você precisa está muito relacionado a sua autoestima, aos seus sentimentos para consigo.

Cortar pensamentos negativos pela raiz é um exercício de autoconhecimento. Tente escrever em um caderninho sobre situações que te deixam “presa” em uma série de pensamentos negativos, tome consciência de que isso é um estado mental, não uma realidade – afinal, do que você tem medo? Aconteceu algo no passado que te faz sentir assim? Que plano pode ser feito para “contornar” cada uma das situações que podem dar errado?

 

Redes sociais

Como está sua relação com a internet e as redes sociais? Que tipo de postagens têm preenchido seu feed do Facebook e o Instagram? Que tipo de comentários você tem feito nas postagens dos outros?

 

Conseguir se desconectar um pouco, quem sabe sair de casa rapidinho sem levar o celular, é um ótimo exercício para gente desligar um pouco da telinha e viver inteiramente o mundo real.

Além disso, você já percebeu que devido as mudanças nas programações dos algoritmos das redes sociais, o que aparece no nosso feed são sempre as mesmas coisas? Se você pesquisa sobre moda, aparecem um milhão de postagens de blogs sobre o assunto; se você dá uma olhadinha em um produto para comprar, aparecem sugestões de lojas; se você procurar saber sobre um candidato político, aparecerão várias postagens sobre ele (oficiais ou não, verdadeiras ou fakes).

Que tal dar uma variada nas suas redes sociais? Procure grupos com assuntos novos, busque indicações de músicas de artistas diferentes, comece a pesquisar sobre aquela ideia “maluca” de começar uma nova carreira... Quem sabe você não encontra gente nova, falando coisas interessantes, né?

 

Relacionamentos

Como estão seus relacionamentos pessoais? Tem alguém na sua vida que te coloca sempre para baixo, que diz que você não consegue fazer nada direito? Tem alguém que tem abusado de você fisicamente, psicologicamente ou emocionalmente?

 

Cuidar de quem a gente deixa chegar perto da gente é essencial para nossa segurança física, mental e emocional. Nenhum tipo de abuso ou de tortura psicológica pode ser permitida na nossa vida. N-U-N-C-A!

Se esse for seu caso, há apenas dois caminhos a seguir: imponha limites claros para as pessoas que se sentem com certas “liberdades” para dar opinião sobre a sua vida, de dizer o que você é capaz ou não de fazer, que acha que pode falar o que bem entende. E se não der certo, aí é só cortando de vez essa pessoa da sua vida para poder ter paz – quase nunca isso é fácil de ser feito, mas uma vez que você se prepara, a pessoa não poderá dizer que você não avisou que algo estava errado.

 

Trabalho

Como está sua relação com o trabalho? Você tem encontrado motivação para levantar todos os dias de manhã e fazer suas tarefas? Suas relações profissionais estão ativas?

 

Se você tem vivido um trabalho intoxicante, então está na hora de fazer um plano para o que te incomoda, né?

Se você gostar do que faz e o problema for o ambiente de trabalho, que tal tirar uma tarde em um fim de semana para atualizar o currículo e pesquisar sobre novas vagas, olhar se o mercado está aquecido na sua área, descobrir quais as novidades para se diferenciar.

Se o problema for a falta de trabalho, então como estão seus relacionamentos profissionais? Você já escreveu para aquela sua amiga para tomar um café e pedir ajuda? Quem sabe pedir uma dica de um curso de aperfeiçoamento para você se diferenciar dos demais candidatos?

Agora, se o que está te intoxicando é a vontade louca de mudar de carreira, então o plano de mudança precisa considerar se você tem um dinheirinho guardado para se manter no momento de transição, se você conhece bem o novo mercado em que quer se inserir, se tem as competências necessárias para se dar bem e se é possível levar os dois trabalhos juntos até fazer o seu detox de vez!

 

O que vocês acharam? Que tipo de detox vocês estão precisando na vida?

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
CONHEÇA A ADAMAS
VOCÊ PODE PAGAR COM
NOVIDADES ADAMAS
  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
ATENDIMENTO AO CLIENTE
ENTRE EM CONTATO